Muitas pessoas pensam que pelo fato do Urologista realizar o exame do toque retal, ele também é especialista em doenças do ânus.
Isso é um equívoco. Na verdade, o Urologista é o especialista e cirurgião dos órgãos das vias urinárias e do sistema reprodutor masculino. É o proctologista o médico especialista no estudo e tratamento de doenças que atingem o intestino grosso, reto e ânus.
Saiba mais: O que faz o urologista?
Mas afinal, o que é a próstata?
A próstata é o órgão responsável pela produção do líquido branco da ejaculação, onde os espermatozoides estão “nadando”. Ele fica logo abaixo da bexiga, conectado à uretra, o canal urinário.
Saiba mais: Próstata: o que é?
A próstata não tem nenhuma relação com o o reto (porção final do instinto) ou com o canal anal. Como o reto é encostado na parte de trás da próstata, introduzindo o dedo coberto com uma luva lubrificada pelo ânus, conseguimos avaliar a próstata.
Com o dedo, o urologista identifica, rapidamente através do exame de toque a presença de pequenos caroços na próstata, que podem significar a formação de um câncer e consegue estimar o tamanho da próstata, que quando muito aumentada pode causar dificuldade para urinar e indicar outras doenças da próstata.
Exame de rastreio do Câncer de Próstata
O uso do toque retal como método de rastreio para o câncer de próstata é fácil, rápido e indolor, além de não gerar nenhum custo, aumentando a precisão do rastreio.
Saiba mais: PSA E CÂNCER DE PRÓSTATA
Atualmente, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda o rastreio do câncer de próstata com dosagem do exame PSA e com auxílio do toque retal para todo homem a partir dos 50 anos, os negros a partir dos 45, ou até mesmo antes em pacientes com histórico de câncer de próstata na família.
Previna-se, não deixe de discutir com seu urologista sobre o rastreio do câncer de próstata!
Instituto de Urologia Mato Grosso do Sul – Médico Urologista em Campo Grande/MS