Menos invasiva, a técnica tem sido usada nos casos de aumento da próstata, muito comum após os 50 anos. A redução do tempo de internação também é uma das vantagens.
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é um transtorno comum em homens com mais de 50 anos, chegando a atingir 80% deles. A doença caracteriza-se pelo aumento da próstata, comprimindo a bexiga e obstruindo parcial ou totalmente a uretra, prejudicando, assim, o fluxo normal da urina. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o problema acomete cerca de 14 milhões de brasileiros. Para tratá-lo, há a tradicional cirurgia com corte, que exige um tempo maior de recuperação. Uma nova técnica minimamente invasiva que vaporiza a laser a glândula masculina é a mais nova opção para o procedimento.
Trata-se da Greenlight laser therapy — terapia da luz verde a laser, em tradução livre.
A técnica reduz o tempo de recuperação e também diminui o tempo de internação:
O Greenlight, que usa o laser KTP e o triborato de lítio, produz vaporização imediata e não apenas coagulação das massas glandulares intrauretrais, promovendo ampla cavitação local. Outra vantagem da técnica é a possibilidade de sondagem vesical, a drenagem da urina por meio de sondas. Além disso, a ausência de sangramento permite o uso da técnica em pacientes ingerindo anticoagulantes e a maior proteção da equipe médica contra infecções transmitidas por contato com sangue de pacientes infectados.
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma doença silenciosa e que pode provocar infecção urinária e, em em alguns casos até evoluir para a insuficiência renal.
Nos casos sintomáticos ou que por qualquer razão, não possam tomar os medicamentos, é indicada a cirurgia.
A operação pode ser a prostatectomia aberta, na qual é necessária uma incisão no abdômen e retira-se somente a parte central da próstata, onde há a compressão da uretra.
O tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB) não é complicado mas quando há indicação de cirurgia existem várias opções.
Com o desenvolvimento de pesquisas científicas, de novas tecnologias, a evolução da técnica e a experiência do cirurgião o sucesso nos tratamentos crescem cada vez mais.
1 thought on “Vaporização a laser pode diminuir a próstata”