A urocultura é um exame de laboratório que analisa a urina, com objetivo de identificar a presença de bactérias no trato urinário. Esse exame também pode ser chamado de urinocultura ou cultura da urina. Como os rins e a bexiga são locais estéreis, a presença de bactérias pode indicar que há infecção urinária.
No resultado do exame, habitualmente encontra-se o tipo de bactéria, o número de colônias formadas e a lista de antibióticos sensíveis e resistentes. O resultado é considerado positivo quando se identifica mais de 100 mil colônias de bactérias. Quando os valores estão abaixo disso, considera-se que houve contaminação por bactérias da região perineal.
A melhor urina para o exame é a primeira urina da manhã, pois permanece por mais tempo na bexiga, favorecendo a multiplicação bacteriana. A colheita deve ser feita de modo que não ocorra contaminação externa, sendo assim, é necessário seguir alguns passos:
- Limpar adequadamente a região genital, especialmente ao redor do meato urinário, de preferência, utilizando gazes estéreis para limpar e, em seguida, secar a região;
- O pote utilizado na coleta deve ser estéril;
- No momento da coleta, deve-se evitar o contato da urina com a pele adjacente;
- O primeiro jato de urina deve ser desprezado, pois este serve para limpar as impurezas presentes na uretra;
- Após a coleta, a urina deve ser imediatamente encaminhada para o laboratório, sendo necessária refrigerá-la somente quando o tempo entre a coleta e a entrega for longo.
Instituto de Urologia Mato Grosso do Sul – Médicos urologistas em Campo Grande/MS
1 thought on “Urocultura”