O que faz o urologista?
O urologista é um médico cirurgião do aparelho dos rins, da bexiga e dos canais condutores e coletores de urina, atendendo pacientes de todas as idades e ambos os sexos.
Além disso, também é o médico que cuida dos problemas que acometem órgãos sexuais masculinos de todas as idades, por isso é conhecido popularmente como “médico do homem” – uma vez que é o médico urologista quem cuida dos problemas que acometem órgãos sexuais masculinos.
É importante saber: a área de atuação do urologista é ampla, pois além de cuidar da saúde sexual do homem é também o urologista o médico especialista no tratamento de problemas relacionados ao trato urinário de ambos os sexos.
O urologista trata quais doenças?
Alguns exemplos de doenças do sistema urinário e reprodutor masculino tratados pelo urologista:
- Pedra nos rins ou cálculo renal
- Dificuldade em urinar
- Incontinência urinária
- Infecções urinárias
- Infecções do trato urinário
- Obstrução nos canais urinários
- Câncer de bexiga
Exemplos de problemas nos órgãos sexuais masculinos tratados pelo urologista:
- Fimose
- Varicocele
- Testículos não-descidos
- Crescimento da próstata
- Câncer de próstata
- Infecção na próstata e nos testículos,
- Câncer de testículos
- Dificuldade para ter filhos – infertilidade
- Ejaculação precoce
- Disfunção erétil – impotência sexual ou dificuldade para manter o pênis ereto
Quando eu devo procurar um urologista?
O urologista é um médico especialista em urologia. É o urologista que trata doenças que acometem os rins, bexiga, uretra, ureteres – em homens, mulheres e crianças – e também os problemas que atingem os órgãos sexuais masculinos.
Caso você seja homem e tenha problemas na bexiga, nos rins, uretra, ureteres, próstata, adrenais, testículos, epidídimos ou pênis, deve procurar um urologista. É o especialista em urologia que irá tratar doenças como fimose, crescimento da próstata, câncer de próstata, câncer de testículos, câncer de pênis, infertilidade, ejaculação precoce e impotência sexual. Por isso, o médico urologista é popularmente conhecido como “médico do homem”.
Bebês e crianças do sexo masculino devem ser acompanhados por um urologista pediátrico caso apresentem alguma má formação na genitália, hipospadia, genitália ambígua ou criptorquidia, por exemplo. Além disso é o urologista pediátrico quem irá avaliar casos de fimose, infecção urinária, torções de testículo e enurese noturna (xixi na cama).
No caso das mulheres, o urologista, assim como nos homens, trata de doenças nos rins, artérias e veias renais, ureter e bexiga. Quanto aos problemas que acometem órgãos sexuais femininos – útero, vagina e ovários – a mulher deve buscar orientação de um ginecologista. É o urologista que trata de infecções urinárias femininas, pedra nos rins (cálculo renal), dificuldade em urinar e incontinência urinária, por exemplo.
Qual a diferença entre urologista e nefrologista?
O urologista é um médico que fez residência em cirurgia e é especialista em urologia, portanto ele necessariamente é um médico cirurgião urológico. Dessa forma, as doenças que atingem os rins e precisam de tratamento cirúrgico serão atendidas pelo médico urologista.
Já o nefrologista é um médico especialista clínico. É um médico que fez residência em clínica médica e se especializou em nefrologia. Atende pacientes que tem problemas renais que não tem tratamento cirúrgico, mas que precisam de acompanhamento clínico especializado e tratamento por medicamentos.