Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente para 2020 são esperados 65.840 novos casos de Câncer de Próstata no Brasil. O número de casos assusta, mas a boa notícia é que quando descoberto em estágio inicial o Câncer de Próstata tem 90% de chances de cura.

Por isso o diagnóstico precoce é tão importante: Homens com mais de 50 anos devem ir ao urologista periodicamente. Aqueles que estão no grupo de risco devem iniciar o acompanhamento médico ainda mais cedo – aos 45 anos.

Converse com o seu urologista e tire suas dúvidas sobre a doença e a necessidade ou não de fazer os exames de rastreio.

O QUE É A PRÓSTATA?

próstata é uma glândula só encontrada no homem. Está localizada logo abaixo da bexiga, na parte inicial da uretra e em frente ao reto. Essa glândula possui um papel importante para a reprodução humana pois produz uma substância que compõe parte do sêmen, responsável por nutrir e proteger os espermatozoides. É esse líquido produzido pela próstata, que sai junto com o esperma, que permite aos espermatozoides sobreviverem e atingirem o óvulo feminino.

ONDE ESTÁ LOCALIZADA A PRÓSTATA?

A próstata está localizada na frente do reto e abaixo da bexiga. A próstata envolve a parte superior do canal por onde passa a urina – a uretra.

prostata localizacao

A PRÓSTATA SERVE PARA QUE?

A próstata possui um papel importante para a reprodução humana pois produz uma substância que compõe parte do sêmen. Trata-se de um líquido responsável por nutrir e proteger os espermatozoides.

A próstata é responsável por produzir cerca de 30% do sêmen.

A esse líquido dá-se o nome de líquido prostático. Ele compõe o sêmen juntamente com o líquido seminal (produzido pelas vesículas seminais) e os espermatozoides (produzidos nos testículos). O sêmen é eliminado durante a relação sexual e permite aos espermatozoides sobreviverem e atingirem o óvulo feminino.

O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA?

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do INCA apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. 

CÂNCER DE PRÓSTATA: FATORES DE RISCO

  • IDADE
  • CASO DE CÂNCER DE PRÓSTATA NA FAMÍLIA
  • OBESIDADE OU EXCESSO DE GORDURA CORPORAL
  • EXPOSIÇÃO A SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS

IDADE:  Tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

HISTÓRICO FAMILIAR: Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

OBESIDADE OU EXCESSO DE GORDURA CORPORAL: Aumenta o risco de câncer de próstata avançado.

EXPOSIÇÃO A SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: Aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

No estágio inicial, o câncer de próstata, geralmente, é assintomático – não apresenta sintomas.

Quando os sintomas aparecem, costumam ser semelhantes ao da Hiperplasia Prostática Benigna:

  • Dificuldade para urinar
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia
  • Necessidade de urinar durante a noite
  • Diminuição do jato de urina
  • Hematúria (sangue na urina)
  • Disfunção erétil.

Lembrando que esses sintomas nem sempre significam câncer. Muitos deles são sinais de outros problemas urinários ou na próstata, mas é importante sempre que tiver problemas como esses procurar um urologista para avaliação.

POR QUE A DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA É TÃO IMPORTANTE?

A detecção precoce do câncer de próstata é uma estratégia que permite descobrir o tumor em estágio inicial, o que possibilita uma chance melhor de tratamento.

Quando descoberto precocemente, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura.

No caso do câncer de próstata os exames mais indicados para detecção do tumor em estágio inicial são:

  • TOQUE RETAL
  • EXAME DE PSA

Saiba mais: Exame de PSA

É importante saber que são exames complementares – um exame não substitui nem anula a necessidade do outro – devendo ambos serem realizados. O diagnóstico precoce do tumor de próstata possibilita resultados melhores no tratamento.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE PRÓSTATA?

O câncer da próstata pode ser identificado com a combinação de dois exames:

  • Dosagem de PSA: exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico
  • Toque retal: como a glândula fica em frente ao reto, o exame permite ao médico palpar a próstata e perceber se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença). O toque é feito com o dedo protegido por luva lubrificada. É rápido e indolor, apesar de alguns homens relatarem incômodo e terem enorme resistência em realizar o exame.

Após a realização desses exames, é necessário a realização de exames complementares. A biópsia é o único procedimento capaz de confirmar o câncer. A retirada de amostras de tecido da glândula para análise é feita com auxílio da ultrassonografia.

Instituto de Urologia Mato Grosso do Sul – Urologista em Campo Grande/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *