O espermograma avalia quantidade e qualidade dos espermatozoides.

O espermograma é um exame de análise do sêmen, realizado para avaliar a quantidade e qualidade dos espermatozoides produzidos pelo homem. Esse exame geralmente é solicitado para:

  1. Investigar a causa de infertilidade do casal;
  2. Análise após a realização de vasectomia;
  3. Avaliar o funcionamento dos testículos.

O sêmen tem dois principais atributos quantificáveis o total de espermatozoides, e o volume total de fluidos fornecidos pelas várias glândulas acessórias. Além dos aspectos quantitativos, a natureza dos espermatozoides (sua vitalidade, motilidade e morfologia) e a composição do fluido seminal, também são importantes para a função espermática.


Como o espermograma é feito?

Em 2010 a O Organização Mundial da Saúde, atualizou os critérios para realização e análise do espermograma. A OMS recomenda que a amostra de sêmen deve ser coletada em uma sala privada próxima ao laboratório, a fim de limitar a exposição do sêmen às flutuações de temperatura e controlar o tempo entre a coleta e a análise.

O paciente deve ser orientado para cumprir as seguintes recomendações:

  • Permanecer um mínimo de 2 dias e um máximo de 7 dias em abstinência sexual;
  • Urinar antes da coleta.
  • Lavar as mãos e o pênis com sabão, para reduzir o risco de contaminação da amostra;
  • Secar as mãos e o pênis com uma toalha descartável.
  • Ejacular em um recipiente estéril.

Saiba Mais: Manual de laboratório da OMS – Exame e processamento do sêmen humana

Após a coleta, o material passará por dois tipos de análise: uma análise macroscópica e uma microscópica. A análise macroscópica avalia: cor e aspecto, tempo de liquefação, volume total ejaculado em mililitros (ml), viscosidade e pH do líquido seminal.

O sêmen passa por dois tipos de análise: macroscópica e microscópica.

A análise microscópica permite saber a quantidade de espermatozoides por ml, a quantidade de espermatozoides no volume total do ejaculado, a motilidade progressiva (MP), a motilidade não progressiva (NP), os espermatozoides sem motilidade, análise morfológica dos espermatozoides (formato, tamanho do espermatozoide, de sua cauda e a peça intermediária), vitalidade, concentração de células redondas e concentração de leucócitos.

Após a realização da análise é possível avaliar se o sêmen analisado está dentro dos padrões normais esperados ou fora deles, indicando se existe ou não alterações no exame do paciente.

Instituto de Urologia Mato Grosso do Sul – Urologista em Campo Grande MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *