O Exame de PSA é um exame de sangue que mede a quantidade de PSA (Antígeno Prostático Específico) produzida pela próstata.
O nível do PSA tem que ser considerado em função de vários fatores como:
1 – o tamanho da próstata,
2 – a idade do paciente
3 – a presença de nódulos ou inflamação na glândula
A interpretação do PSA é uma atividade complexa e deve ser feita por um especialista no assunto: o urologista. Níveis altos de PSA no sangue podem significar câncer ou outras doenças benignas da próstata, como a Hiperplasia Prostática Benigna. Mas um PSA baixo não isenta um paciente de ter câncer de próstata. Por isso é importante a interpretação do exame pelo médico.
Perguntas e respostas sobre o exame de PSA
Doutor Bruno Almeida, médico urologista do Instituto de Urologia Mato Grosso do Sul, responde perguntas sobre o exame de PSA.
Doutor, a partir de que idade tenho que fazer o PSA?
Doutor Bruno de Almeida – Urologista: O PSA, de forma habitual, é indicado a partir de 50 anos. Pacientes que tem histórico familiar de câncer de próstata, câncer de mama e pacientes negros, a partir dos 45 anos
Qual doença causa alteração no PSA?
Doutor Bruno Almeida – Urologista: Doenças que fazem alterar o PSA: CÂNCER DE PRÓSTATA, INFECÇÃO NA PRÓSTATA (PROSTATITE) e HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA.
Além dessas doenças, ERROS NA COLETA (como por exemplo: paciente não faz o repouso sexual antes da coleta, ou realizou a coleta após colonoscopia, ou após ter andado de bicicleta ou a cavalo…) podem resultar em alterações no PSA.
A HPB (Hiperplasia Prostática Benigna) dá alteração no PSA?
Doutor Bruno Almeida – Urologista: SIM! A HPB (Hiperplasia Prostática Benigna) pode alterar o PSA. Por isso é importante a interpretação do exame pelo médico urologista, para relacionar o resultado do PSA com as condições clínicas e as queixas do paciente. Dependendo do caso, além do PSA, é necessário o exame físico e exames de imagem para complementar o diagnóstico.
É importante saber que o PSA tem duas frentes: o PSA TOTAL e o PSA LIVRE – com esses dados em mãos o médico urologista consegue fazer a interpretação correta do exame para concluir se é um caso de HPB ou outra doença da próstata.
Meu PSA veio alterado, devo me preocupar?
Doutor Bruno Almeida – Urologista: SIM! A alteração no exame de PSA deve acender um sinal de alerta, mas é importante individualizar o caso conforme as queixas, os sintomas, a idade… ou seja, o quadro clínico do paciente. Com o exame de PSA em mãos e concluído o exame clínico, o médico urologista tem condições de levantar uma hipótese de diagnóstico, com mais chance de identificar se é um caso de infecção, de câncer ou apenas um inchaço da próstata.
Concluindo: o paciente deve se preocupar quando o PSA vem alterado e deve procurar um médico urologista para avaliação do caso.
Dr. Bruno Almeida é médico urologista em Campo Grande, MS e atende no Instituto de Urologia Mato Grosso do Sul.
1 thought on “Exame de PSA – Antígeno Prostático Específico”